Centro
de Ciências Humanas e da Educação – FAED
PLANO DE
ENSINO
DEPARTAMENTO:
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Pedagogia
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ANO/SEMESTRE:
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2012.2
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CURSO:
|
Pedagogia
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FASE:
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8ª
|
DISCIPLINA:
|
Arte e Educação Lúdica
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TURNO:
|
Matutino
|
CARGA HORÁRIA:
|
60
|
CRÉDITOS:
|
04
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PROFESSOR(A):
|
AMANDA MAURICIO PEREIRA LEITE – amanda.udesc@hotmail.com
|
1
EMENTA
A arte como manifestação dos desejos e necessidades
infantis. O processo de representação cognitiva e o papel mediador da arte. A
criança e a música. A criança e as artes visuais: a dramatização, o desenho
como forma de representação da subjetividade infantil. Epistemologia do jogo
e do desenvolvimento infantil. O papel da imitação na construção infantil. A
função simbólica dos jogos e brinquedos. A mediação do professor nas
atividades lúdicas.
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2
HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL)
DIA DA SEMANA
|
HORÁRIO
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CRÉDITOS
|
Sexta-feira
|
18h10 às 22h20
|
04
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3
OBJETIVOS
3.1
OBJETIVO GERAL
Refletir
sobre o papel da arte e da educação lúdica na educação infantil, analisando
aspectos referentes às manifestações artísticas e culturais e à brincadeira
na educação infantil, buscando alternativas de atuação docente no cotidiano
educativo.
|
3.2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Analisar a arte como manifestação dos desejos infantis;
·
Destacar a importância da atividade artística no processo
de construção da representação da criança;
·
Utilizar diferentes materiais e técnicas de criação,
promovendo a reflexão sobre as formas de expressão possívies;
·
Analisar o papel do jogo e do brinquedo no desenvolvimento
da criança;
·
Ampliar a sensibilidade e a percepção para as diferentes
linguagens artísticas;
·
Compreender a importância do professor mediador nas
atividades lúdicas e artísticas;
·
Participar
de vivências diversificadas, que possam contribuir com ampliação estética,
artística e educativa do/a educador/a em formação.
|
Unidade I – A
arte na Educação Infantil: em busca do olhar sensível
·
A arte e a infância: quando e como começa a sensibilidade
artística;
·
A criança e a música: refletindo sobre os repertórios
musicais na educação infantil;
·
O desenho: espaço de produção cultural das crianças;
·
Os materiais artísticos e as imagens que compoem os espaços
das educação infantil;
·
As linguagens do fazer artístico: desenho, pintura,
escultura, música, dança, teatro.
·
Arte e dimensões estéticas – ampliando leituras
Unidade II – O
jogo e a brincadeira
·
A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da
criança;
·
O papel mediador do professor;
·
Criação de oficinas lúdicas.
|
5 METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida mediante aulas
expositivas dialogadas; leituras orientadas; atividades individuais e em
pequenos grupos; seminários; dinâmicas e produções (textuais e/ou de outra
esfera como vídeo, exposições, entrevistas, confecção de material pedagógico,
etc.) e uso de um blog coletivo.
Além disso, tentaremos ao longo do semestre oportunizar visita a espaços
culturais (museu, teatro, cinema etc);
bem como realizar oficinas de música, brincadeiras, construção de brinquedos
e visita a brinquedotecas.
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MÊS
|
DIAS
|
|
Agosto
|
03, 10,
17, 24, 31
|
20h
|
Setembro
|
07, 14,
21, 28
|
16h
|
Outubro
|
05, 12,
19, 26
|
16h
|
Novembro
|
02, 09, (16
- caso necessite)
|
10h
|
TOTAL - 60 horas/aula
|
7
AVALIAÇÃO
PARTICIPAÇÃO
(5%):
contribuições constantes e qualitativas em todas as atividades propostas em
sala e/ou no blog;
FREQÜÊNCIA
E PONTUALIDADE (5%):
entendida como compromisso de construção coletiva e individual da
aprendizagem. Assim sendo, será considerada a pontualidade nos encontros, bem
como na entrega dos trabalhos propostos.
PRODUÇÕES
(TEXTUAIS, AUDIOVISUAIS, OFICINAS LÚDICAS, ETC) (30%): As produções serão orientadas
previamente quanto aos procedimentos para sua realização. Poderão ser
realizadas individual ou coletivamente. Deverão conter:
a)
Consistência
argumentativa, fundamentação teórica, clareza, coerência, coesão textual.
b)
Atendimento
as normas da ABNT.
c)
Respeito
ao prazo de entrega dos trabalhos solicitados (a cada dia de atraso será
descontado 0,5 pontos do trabalho em questão).
SEMINÁRIOS
(30%) Serão considerados:
a)
Engajamento
em todas as etapas de preparação e de apresentação;
b)
Clareza
na exposição;
c)
Utilização
didática de recursos audiovisuais e outros;
d)
Atividade prática coerente com o referencial teórico;
e)
Entrega
de um texto-síntese com os principais aspectos sobre o tema abordado no ato
da apresentação;
FICHA
REGISTRO DE CONHECIMENTOS (10%):
As fichas deverão trazer conhecimentos prévios, ou seja, aqueles que se tinha
antes do momento da leitura do texto base, bem como os conhecimentos
adquiridos posteriormente a leitura, de modo a problematizar aspectos
relevantes de cada temática.
PRODUÇÃO ESCRITA
(20%) - trabalho realizado ao final da disciplina onde deverá
ser articulado um tema a partir dos estudos e/ou das atividades da disciplina
com as vivências no estágio. Para a avaliação será considerado: a) Articulação
dos conteúdos com a experiência de estágio; b) Fundamentação teórica
consistente;
c)Linguagem
utilizada respeita a norma culta; d) Respeito às normas técnicas de
apresentação de trabalhos acadêmicos;
|
ATENÇÃO!
MUITO IMPORTANTE!
Caso
se comprove que houve plágio na(s) produção(oes) escrita(s) do/a academico/a,
o/a mesmo/a sofrerá as sanções previstas no Regimento Geral da UDESC
8
BIBLIOGRAFIA
1.
BÁSICA
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Um
pouco além das decorações em sala de aula. Reflexão e Ação, Santa Cruz
do Sul, v.13, n. 1, p. 133-149, jan./jul. 2005.
DIAS, Karine S. Formação estética:
em busca do olhar sensível. In: KRAMER, Sônia et alli. Infância
e educação infantil.
São Paulo: Papirus, 1999. p.175-201.
FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do
brincar ou... as Relações entre Pares, as Rotinas da Cultura Infantil e a Construção
da(s) Ordem(ens) Social(ais) Instituinte(s) das Crianças no
Jardim-de-Infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz
(Orgs). Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e
educação. Porto, Portugal: ASA Editores, AS, 2004. p. 55-104.
GOMES, Paola B. M. B..Os materiais
artísticos na Educação Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E.
(Orgs). Educação Infantil: pra que te quero¿ Porto Alegre: Artmed
Editora, 2001. p. 109-121.
LEITE,
Maria Isabel F. P.. Nem fase de grafismo, nem exercício psicomotor: o desenho
como espaço de produção cultural de crianças. In: MACHADO, Maria Lucia de A.
(Org.) Encontros e Desencontros
LEONTIEV,
Aléxis N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In:
VIGOTSKI, L. S.; LURIA; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e
aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992. p. 119-142.
MAFFIOLETTE, Leda de A.. Práticas
musicais na Escola Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Orgs). Educação Infantil: pra que te quero¿ Porto Alegre:
Artmed Editora, 2001. p. 123-134.
OSTETTO,
Luciana E.. “Mas as crianças gostam!” Ou sobre gostos e repertórios musicais.
In: OSTETTO, Luciana E.; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de
professores: autoria e transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004. p.
41-60.
PIRES
DOS SANTOS, Santa Marli. Brinquedoteca:
O lúdico em diferentes contextos. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.
PIRES DOS SANTOS, S.M.(Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e
o lúdico. Petrópolis: Ed. Vozes, 2001.
VIANNA, Maria Letícia. Desenhos
estereotipados: considerados ervas daninhas o que podemos fazer com eles¿ In:
Revista do Professor, Porto Alegre, n. 10, p. 23-27, abr./jun, 1994.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o
seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de
Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, n. 8, p. 23-36, jun.,
2008. Disponível em http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis11.pdf.
Acesso em: 17 fev. 2010.
|
2.
COMPLEMENTAR
CUNHA, Susana R. V. da. (Org.) Cor,
Som e Movimento. A expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da
criança. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
FILGUEIRAS, Isabel Porto;
FREYBERGER, Adriana. Brincadeiras e Jogos no Parque. Avisa Lá, São Paulo,
n. 5, p. 16-21, 2001.
KLISYS, Adriana. Muitos mundos
numa única sala. Avisa Lá, São Paulo, n.29, p. 31-38, jan., 2007.
LIMA, Rose Mery de.; KREMER,
Adriana; RIBEIRO, Regina de Cássia. Manual do curso Recreação e Lazer. Florianópolis.
2006. (mimeo).
MOURA,
Maria Teresa J. de. A brincadeira como encontro de todas as artes. In:
BRASIL. Ministério da Educação. O cotidiano na Educação Infantil. Brasília:
Salto para o futuro. Boletim 23, 2006. p. 55-57. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2006/cei/061120_cotidiano.doc.
Acesso em: 17 fev. 2010.
PILLOTTO, Silvia (Org.). Linguagens
da arte na infância. Joinville, SC: Univille, 2007.
ROCHA, Eloísa A. C.. Diretrizes
Educacionais-Pedagógicas para a Educação Infantil. Florianópolis, 2008.
Trabalho Inédito.
TRIERWEILLER, Pricilla Cristine. A
Formação Artístico-Cultural do Professor da Educação Infantil: Experiências,
Trajetórias e Significações.
Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa
Catarina. Centro de Ciências da Educação, Florianópolis: UFSC, 2008.
TRIERWEILLER, Pricilla Cristine. Linguagens
Artísticas, Infância e Formação Cultural: Relatos da Experiência de um
Projeto com Crianças da Educação Infantil. São José. Disponível em: http://www.centralartigos.com/view/printview-46.html.
Acesso em: 17 fev. 2010.
VOLPATO, Gildo. O jogo e o
brinquedo na perspectiva histórico-cultural. In: _______. Jogo,
brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto familiar e
escolar. Florianópolis: Futura, 2002. cap. II.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na Pré - Escola. 2ed. São Paulo: Cortez, 1997.
|
INSTRUÇÕES
SOBRE O BLOG ARTISTAGEM
|
Uma
das ferramentas a serem utilizadas a fim de estabelecer diálogo entre as
temáticas elencadas no item 4 do referido Plano de Ensino, é o blog. Ao longo do semestre, algumas
atividades (individuais e coletivas) serão solicitadas. Para tanto, você
precisará acessar este espaço para contribuir com a discussão reflexiva bem
como para postar as atividades agenciadas. O caminho é bem simples. Click em: http://artistagem.blogspot.com.br/
e tenha acesso aos arquivos do blog,
a reportagens sobre Arte, Educação Lúdica, temas afins entre outros
atrativos. Como se trata de uma construção coletiva, você deverá participar
ativamente construindo também este espaço com sugestões, postagens, comentários,
etc.
Primeiro passo: acesse o blog pelo endereço acima.
Segundo passo: torne-se um/a seguidor/a (para
isso você precisará ter uma conta google)
Terceiro passo: para efetuar postagens você
precisará fazer o longin a partir
da conta do blog.
Obs.: Lembre-se de que como você tem a
senha de acesso a postagens neste espaço, você precisará tomar cuidado para
não alterar (em hipótese alguma) o layout
da página, isto estará a cargo da professora coordenadora. Contudo, para
postar as atividades você terá liberdade de criar e inovar o blog. Lembre-se
ainda de que como se trata de um espaço coletivo, cada postagem deverá ser
assinada, seja individual e/ou coletivamente, para que se torne visível a sua
participação neste espaço. à Boa navegação!
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Florianópolis, julho de 2012. Profa. Me. Amanda Leite
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