Plano de Ensino


Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED

 PLANO  DE  ENSINO

DEPARTAMENTO:

Pedagogia
ANO/SEMESTRE:
2012.2

CURSO:

Pedagogia
FASE:
DISCIPLINA:
Arte e Educação Lúdica
TURNO:
Matutino
CARGA HORÁRIA:
60
CRÉDITOS:
04
PROFESSOR(A):
AMANDA MAURICIO PEREIRA LEITE – amanda.udesc@hotmail.com  
 

1 EMENTA


A arte como manifestação dos desejos e necessidades infantis. O processo de representação cognitiva e o papel mediador da arte. A criança e a música. A criança e as artes visuais: a dramatização, o desenho como forma de representação da subjetividade infantil. Epistemologia do jogo e do desenvolvimento infantil. O papel da imitação na construção infantil. A função simbólica dos jogos e brinquedos. A mediação do professor nas atividades lúdicas.
 

2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL)


DIA DA SEMANA
HORÁRIO
CRÉDITOS
Sexta-feira
18h10 às 22h20
04


3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Refletir sobre o papel da arte e da educação lúdica na educação infantil, analisando aspectos referentes às manifestações artísticas e culturais e à brincadeira na educação infantil, buscando alternativas de atuação docente no cotidiano educativo.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·                   Analisar a arte como manifestação dos desejos infantis;
·                   Destacar a importância da atividade artística no processo de construção da representação da criança;
·                   Utilizar diferentes materiais e técnicas de criação, promovendo a reflexão sobre as formas de expressão possívies;
·                   Analisar o papel do jogo e do brinquedo no desenvolvimento da criança;
·                   Ampliar a sensibilidade e a percepção para as diferentes linguagens artísticas;
·                   Compreender a importância do professor mediador nas atividades lúdicas e artísticas;
·                   Participar de vivências diversificadas, que possam contribuir com ampliação estética, artística e educativa do/a educador/a em formação.

 4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I – A arte na Educação Infantil: em busca do olhar sensível
·                     A arte e a infância: quando e como começa a sensibilidade artística;
·                     A criança e a música: refletindo sobre os repertórios musicais na educação infantil;
·                     O desenho: espaço de produção cultural das crianças;
·                     Os materiais artísticos e as imagens que compoem os espaços das educação infantil;
·                     As linguagens do fazer artístico: desenho, pintura, escultura, música, dança, teatro.
·                     Arte e dimensões estéticas – ampliando leituras

Unidade II – O jogo e a brincadeira
·                     A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança;
·                     O papel mediador do professor;
·                     Criação de oficinas lúdicas.

 5 METODOLOGIA


A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas dialogadas; leituras orientadas; atividades individuais e em pequenos grupos; seminários; dinâmicas e produções (textuais e/ou de outra esfera como vídeo, exposições, entrevistas, confecção de material pedagógico, etc.) e uso de um blog coletivo. Além disso, tentaremos ao longo do semestre oportunizar visita a espaços culturais  (museu, teatro, cinema etc); bem como realizar oficinas de música, brincadeiras, construção de brinquedos e visita a brinquedotecas.

 6 CRONOGRAMA DAS AULAS (OPCIONAL)

MÊS
DIAS
Agosto
03, 10, 17, 24, 31
20h
Setembro
07, 14, 21, 28
16h
Outubro
05, 12, 19, 26
16h
Novembro
02, 09, (16 - caso necessite)
10h

TOTAL - 60 horas/aula

7 AVALIAÇÃO


PARTICIPAÇÃO (5%): contribuições constantes e qualitativas em todas as atividades propostas em sala e/ou no blog;
FREQÜÊNCIA E PONTUALIDADE (5%): entendida como compromisso de construção coletiva e individual da aprendizagem. Assim sendo, será considerada a pontualidade nos encontros, bem como na entrega dos trabalhos propostos.
PRODUÇÕES (TEXTUAIS, AUDIOVISUAIS, OFICINAS LÚDICAS, ETC) (30%): As produções serão orientadas previamente quanto aos procedimentos para sua realização. Poderão ser realizadas individual ou coletivamente. Deverão conter:
a)                   Consistência argumentativa, fundamentação teórica, clareza, coerência, coesão textual.
b)                  Atendimento as normas da ABNT.
c)                   Respeito ao prazo de entrega dos trabalhos solicitados (a cada dia de atraso será descontado 0,5 pontos do trabalho em questão).
SEMINÁRIOS (30%) Serão considerados:
a)                   Engajamento em todas as etapas de preparação e de apresentação;
b)                  Clareza na exposição;
c)                   Utilização didática de recursos audiovisuais e outros;
d)                  Atividade prática coerente com o referencial teórico;
e)                  Entrega de um texto-síntese com os principais aspectos sobre o tema abordado no ato da apresentação;
FICHA REGISTRO DE CONHECIMENTOS (10%): As fichas deverão trazer conhecimentos prévios, ou seja, aqueles que se tinha antes do momento da leitura do texto base, bem como os conhecimentos adquiridos posteriormente a leitura, de modo a problematizar aspectos relevantes de cada temática.
PRODUÇÃO ESCRITA (20%) - trabalho realizado ao final da disciplina onde deverá ser articulado um tema a partir dos estudos e/ou das atividades da disciplina com as vivências no estágio. Para a avaliação será considerado: a) Articulação dos conteúdos com a experiência de estágio; b) Fundamentação teórica consistente;
c)Linguagem utilizada respeita a norma culta; d) Respeito às normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos;

ATENÇÃO! MUITO IMPORTANTE!

Caso se comprove que houve plágio na(s) produção(oes) escrita(s) do/a academico/a, o/a mesmo/a sofrerá as sanções previstas no Regimento Geral da UDESC

8 BIBLIOGRAFIA


1. BÁSICA
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Um pouco além das decorações em sala de aula. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.13, n. 1, p. 133-149, jan./jul. 2005.
DIAS, Karine S. Formação estética: em busca do olhar sensível. In: KRAMER, Sônia et alli. Infância e educação infantil. São Paulo: Papirus, 1999. p.175-201.
FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do brincar ou... as Relações entre Pares, as Rotinas da Cultura Infantil e a Construção da(s) Ordem(ens) Social(ais) Instituinte(s) das Crianças no Jardim-de-Infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs). Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: ASA Editores, AS, 2004. p. 55-104.
GOMES, Paola B. M. B..Os materiais artísticos na Educação Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Orgs). Educação Infantil: pra que te quero¿ Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 109-121.
LEITE, Maria Isabel F. P.. Nem fase de grafismo, nem exercício psicomotor: o desenho como espaço de produção cultural de crianças. In: MACHADO, Maria Lucia de A. (Org.) Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002. p.268-274.
LEONTIEV, Aléxis N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992. p. 119-142.
MAFFIOLETTE, Leda de A.. Práticas musicais na Escola Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Orgs). Educação Infantil: pra que te quero¿ Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 123-134.
OSTETTO, Luciana E.. “Mas as crianças gostam!” Ou sobre gostos e repertórios musicais. In: OSTETTO, Luciana E.; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 41-60.
PIRES DOS SANTOS, Santa Marli. Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.
PIRES DOS SANTOS, S.M.(Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Ed. Vozes, 2001.
VIANNA, Maria Letícia. Desenhos estereotipados: considerados ervas daninhas o que podemos fazer com eles¿ In: Revista do Professor, Porto Alegre, n. 10, p. 23-27, abr./jun, 1994.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, n. 8, p. 23-36, jun., 2008. Disponível em http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis11.pdf. Acesso em: 17 fev. 2010.
2. COMPLEMENTAR
CUNHA, Susana R. V. da. (Org.) Cor, Som e Movimento. A expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
FILGUEIRAS, Isabel Porto; FREYBERGER, Adriana. Brincadeiras e Jogos no Parque. Avisa Lá, São Paulo, n. 5, p. 16-21, 2001.
KLISYS, Adriana. Muitos mundos numa única sala. Avisa Lá, São Paulo, n.29, p. 31-38, jan., 2007.
LIMA, Rose Mery de.; KREMER, Adriana; RIBEIRO, Regina de Cássia. Manual do curso Recreação e Lazer. Florianópolis. 2006. (mimeo).
MOURA, Maria Teresa J. de. A brincadeira como encontro de todas as artes. In: BRASIL. Ministério da Educação. O cotidiano na Educação Infantil. Brasília: Salto para o futuro. Boletim 23, 2006. p. 55-57. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2006/cei/061120_cotidiano.doc. Acesso em: 17 fev. 2010.
PILLOTTO, Silvia (Org.). Linguagens da arte na infância. Joinville, SC: Univille, 2007.
ROCHA, Eloísa A. C.. Diretrizes Educacionais-Pedagógicas para a Educação Infantil. Florianópolis, 2008. Trabalho Inédito.
TRIERWEILLER, Pricilla Cristine. A Formação Artístico-Cultural do Professor da Educação Infantil: Experiências, Trajetórias e Significações.  Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação, Florianópolis: UFSC, 2008.
TRIERWEILLER, Pricilla Cristine. Linguagens Artísticas, Infância e Formação Cultural: Relatos da Experiência de um Projeto com Crianças da Educação Infantil. São José. Disponível em: http://www.centralartigos.com/view/printview-46.html. Acesso em: 17 fev. 2010.
VOLPATO, Gildo. O jogo e o brinquedo na perspectiva histórico-cultural. In: _______. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto familiar e escolar. Florianópolis: Futura, 2002. cap. II.
 WAJSKOP, Gisela. Brincar na Pré - Escola. 2ed. São Paulo: Cortez, 1997.
Obs.: Novas obras poderão ser incluídas de acordo com os diálogos estabelecidos em aula.

INSTRUÇÕES SOBRE O BLOG ARTISTAGEM
Uma das ferramentas a serem utilizadas a fim de estabelecer diálogo entre as temáticas elencadas no item 4 do referido Plano de Ensino, é o blog. Ao longo do semestre, algumas atividades (individuais e coletivas) serão solicitadas. Para tanto, você precisará acessar este espaço para contribuir com a discussão reflexiva bem como para postar as atividades agenciadas. O caminho é bem simples. Click em: http://artistagem.blogspot.com.br/ e tenha acesso aos arquivos do blog, a reportagens sobre Arte, Educação Lúdica, temas afins entre outros atrativos. Como se trata de uma construção coletiva, você deverá participar ativamente construindo também este espaço com sugestões, postagens, comentários, etc.
Primeiro passo: acesse o blog pelo endereço acima.
Segundo passo: torne-se um/a seguidor/a (para isso você precisará ter uma conta google)
Terceiro passo: para efetuar postagens você precisará fazer o longin a partir da conta do blog.
Obs.: Lembre-se de que como você tem a senha de acesso a postagens neste espaço, você precisará tomar cuidado para não alterar (em hipótese alguma) o layout da página, isto estará a cargo da professora coordenadora. Contudo, para postar as atividades você terá liberdade de criar e inovar o blog. Lembre-se ainda de que como se trata de um espaço coletivo, cada postagem deverá ser assinada, seja individual e/ou coletivamente, para que se torne visível a sua participação neste espaço. à Boa navegação!
Florianópolis, julho de 2012.                                          Profa. Me. Amanda Leite






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